
Quais são as profissões da construção civil
A construção civil é um setor enorme, com grande capacidade de oferecer diferentes vagas de emprego. Não é à toa que hoje ela é uma das áreas que mais emprega pessoas no Brasil. Mas… quais são as profissões da construção civil?
Em um trabalho de construção é importante que exista uma projeção. A construção deve ser realizada a partir de uma série de prognósticos.
Então já sabemos que apenas pedreiros, encanadores e outros profissionais que atuam de forma mais “física” são uma parte do todo.
Dito isso, vamos passar a seguir uma pequena descrição de cada profissional que atua na área. Vale lembrar que todos possuem uma importância e o projeto final somente é obtido a partir do trabalho conjunto. Além disso, todo o projeto é interligado.
Sobre as profissões da construção civil
Há muito tempo atrás a área se desenvolveu e com isso abriu vagas para diversas profissões da construção civil. Bem, a verdade é que o ser humano necessitou aprender mais sobre a área. Não há dúvidas de sua importância para o desenvolvimento da sociedade moderna.
Basta pensar nas moradias, hospitais, escolas. Tudo isso sempre foi urgente! Em determinados locais, para destacar a personalidade da civilização que estava ali, construções com uma arquitetura diferenciada foram erguidas.
Naturalmente, com o tempo, diversas profissões da construção civil foram surgindo na área. Havia uma necessidade de crescimento, e rápido. Ficou claro também que a divisão de cargos era necessária.
Podemos dizer com facilidade que o tempo construiu a construção civil atual. Graças a essas mudanças há diferentes postos de trabalhos, os quais citaremos alguns agora mesmo!
O engenheiro civil
Não há como falar de profissões da construção civil e deixar o engenheiro de lado. O engenheiro civil é o profissional responsável por gerenciar, projetar e também executar as obras dentro da construção civil. Dessa forma, ele se torna o profissional que atua em todas as etapas do processo.
E não importa a construção. Ele pode atuar na construção de pontes, rodovias, viadutos, sobrados, prédios e afins. É claro, para tal é importante que esse profissional tenha certa formação.
Ele pode se especializar em áreas como: ambiental, estruturas, mapeamento, saneamento, recursos hídricos, orçamento e planejamento, dentre outras.
Seguindo essas áreas, sua função será bem diferente em cada uma. Isso porque há uma necessidade de divisão para melhor organizar. Além disso, quanto mais o profissional é especializado em determinada área, mais fácil fica dele executar um bom trabalho!
O arquiteto
Eles são os responsáveis por projetar e ter ideias para os espaços que serão de uso humano. Mas não é tão simples assim. Eles se diferenciam dos engenheiros porque devem apresentar um olhar mais crítico sobre as necessidades humanas.
Na construção de uma praça, por exemplo, não é suficiente apenas criar uma área bonita.
É mais que importante saber as características da região. O clima, as construções ao redor… dar facilidade para quem visita o local é muito relevante.
É por esse motivo que o engenheiro e o arquiteto trabalham juntos na projeção de espaços. Lembrando que ambos devem averiguar a viabilidade econômica do local.
O mestre de obras
Já ouviu falar desse profissional? O mestre de obras é responsável por supervisionar todas as etapas da obra. Em outras palavras, ele estará observando a obra no início e também no final. Mas por que isso?
Bem, a função dele é diversificada, ele deve:
- Fazer um bom controle dos materiais e equipamentos;
- Ler e interpretar as plantar corretamente;
- Analisar corretamente o projeto com engenheiros e arquitetos;
- Fazer um cronograma;
- Realizar inspeções de controle de qualidade;
- Distribuir as tarefas e as equipes para que o trabalho tenha “sincronia”.
É claro que o objetivo é gerar maior organização na obra. É importante, no entanto, que o profissional tenha formação para conseguir desenvolver tal ação.
Pedreiro
Esse é o profissional mais conhecido, afinal. O pedreiro irá realizar a construção da obra. Dito isso, ele está apto para concluir todas as etapas que lhe forem informadas.
Apesar de ser um profissional mais comum, é importante que seus conhecimentos estejam em dia, em qualquer obra. Seu trabalho é realizado com base nas plantas feitas por engenheiros e arquitetos.
Mas ele vai além disso, se os seus conhecimentos estiverem em dia é possível que ele possa escolher uma área de atuação diferente.
O pedreiro pode lidar tanto com o recebimento e checagem de cargas e materiais, como também com o cálculo do material utilizado na construção.
Eletricista, encanador, pintor…
Há muitos outros postos de trabalho! O pedreiro não atua na parte elétrica e um engenheiro não irá lidar com a pintura do local. Por isso é tão importante reconhecer o papel de cada profissional.
Por outro lado, é claro que essa divisão foi obtida com o tempo. Sendo assim, alguns profissionais não precisam de uma formação muito grande, apenas uma boa experiência será suficiente para deixar tudo nos conformes!
A construção civil é um setor enorme, com grande capacidade de oferecer diferentes vagas de emprego. Não é à toa que hoje ela é uma das áreas que mais emprega pessoas no Brasil. Mas… quais são as profissões da construção civil? Em um trabalho de construção é importante que exista uma projeção. A construção deve…