Gengivite infantil: causas e tratamentos

A gengivite é uma doença bucal provocada pela inflamação das gengivas, ocasionada na maioria das vezes por uma limpeza bucal inadequada. Mas se engana quem pensa que esse problema acontece só em adultos, pois a gengivite infantil também existe.

A gengivite é uma doença periodontal que ocorre devido a uma inflamação dos tecidos da gengiva, e tanto em crianças quanto em adultos, pode ocorrer devido ao acúmulo  de placa bacteriana decorrente da má higiene bucal.

Entre os principais sintomas da gengivite, podemos destacar:

  • Mau hálito;
  • Retração gengival;
  • Inchaço e vermelhidão;
  • Sangramento ao escovar.

Entretanto, nas crianças, os pais podem acabar tendo dificuldade de identificar, só percebendo quando a criança apresenta dificuldade para se alimentar. Por isso, o ideal é realizar visitas periódicas ao dentista infantil desde os primeiros meses de vida. 

Para entender melhor como essa doença bucal age nas crianças e como evitar que esse tipo de problema ocorra, confira os tópicos que separamos a seguir.

Por que a gengivite ocorre em crianças?

A gengivite pode ocorrer devido ao acúmulo de restos de alimentos em volta dos dentes, criando uma película conhecida como placa bacteriana, causando a inflamação das gengivas. 

Por isso, como é uma doença diretamente relacionada à má higiene bucal, alguns hábitos podem contribuir para que ela surja, como:

  • Má escovação dos dentes;
  • Não escovar os dentes após as refeições;
  • Consumo excessivo de alimentos com amido de milho;
  • Não higienizar os dentes após consumir alimentos açucarados.

Para evitar que esse problema ocorra, a melhor forma ainda continua sendo a prevenção. Por não ter a coordenação motora tão desenvolvida ainda, a criança pode não conseguir realizar a escovação de maneira correta e eficiente.

Outro fator fundamental é realizar visitas periódicas ao seu dentista de confiança, no caso das crianças, o odontopediatra é o profissional mais indicado. Se suspeitar de gengivite, procure por um dentista especialista em gengiva.  

Dicas para prevenir a gengivite em crianças

Caprichar na higiene bucal é o primeiro passo para prevenir que ocorra a gengivite. Por isso, além da escovação, também é preciso utilizar o fio dental. Hoje em dia, existem fios feitos especialmente para facilitar o uso em crianças.

Diante disso, lembre a crianças de escovar os dentes sempre após a cada refeição, e se for preciso, auxilie ela no processo, lembrando sempre de utilizar pasta de dente, fio dental e escova próprios para as crianças, além de ensiná-la os movimentos corretos para escovar.

Entre as melhores práticas preventivas estão:

  • Agende visitas periódicas a clínica de dentista;
  • Estabeleça bons hábitos de higiene desde cedo;
  • Faça a primeira visita ao odontopediatra logo cedo;
  • Seja exemplo e também cuida bem da sua higiene bucal;
  • Comece a higiene bucal assim que surgir os primeiros dentinhos.

Além disso, mantenha a escova de dente sempre limpa e seca, e trocá-la a cada três. Isso evita que ela acumule bactérias que prejudiquem sua saúde bucal ao invés de ajudar a mantê-la saudável.

Por fim, inclua alimentos ricos em ômega 3 na alimentação, como peixes, nozes e linhaça, pois isso ajudará a diminuir as substâncias inflamatórias ligadas a gengivite. Lembrando sempre de realizar a higiene bucal após consumi-los.

Tratamentos para a gengivite infantil

A gengivite em crianças pode ser tão séria quanto em adultos, podendo até chegar a uma periodontite se não for tratada corretamente, tornando- se ainda mais perigoso.  Porém, diferente dos adultos, as crianças devem mudar a rotina de alimentação para o tratamento.

Segundo especialistas, é preciso evitar alimentos doces, pegajosos e pastosos, principalmente se não for possível realizar a escovação logo e seguida, dando preferência a uma dieta mais saudável.

Também é imprescindível procurar por um dentista para bebe assim que perceber algum sintoma que esteja causando desconforto na criança. Somente um profissional será capaz de analisar os sintomas e indicar o tratamento correto.

O dentista irá iniciar o tratamento com a limpeza dos dentes e dará as orientações necessárias para manter uma boa higiene bucal em casa. A limpeza realizada no consultório irá agilizar a cura da gengivite.

Uma dica importante para os pais é que quando estiver auxiliando o pequeno com a higiene bucal, dar uma boa olhada na boca das crianças para verificar se acha algo de incomum que necessite ser investigado. 

Portanto, a melhor forma de tratar e prevenir a gengivite infantil é prevenir que a doença ocorra, apostando em uma boa higiene bucal e nas visitas regulares a clínicas odontológicas sp para evitar que o problema ocorra. 
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

A gengivite é uma doença bucal provocada pela inflamação das gengivas, ocasionada na maioria das vezes por uma limpeza bucal inadequada. Mas se engana quem pensa que esse problema acontece só em adultos, pois a gengivite infantil também existe. A gengivite é uma doença periodontal que ocorre devido a uma inflamação dos tecidos da gengiva,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =