
Como cuidar de forma eficaz os nossos pés?
Não existe uma resposta para todos, a frequência dos tratamentos de podologia depende do paciente. Cada paciente é individual e tem necessidades diferentes. Supõe-se que a podologia deva ser realizada regularmente uma vez por mês, mas depende principalmente dos problemas que o paciente tem que enfrentar e por vezes são necessárias visitas mais frequentes. Após cada visita, orientamos o paciente quando deve vir para o próximo tratamento e como cuidar dos pés em casa.
Como cuidar dos pés em casa?
O cuidado diário dos pés não é tão difícil e demorado. Uma atitude positiva e alguns minutos por dia são suficientes para combinar negócios com prazer.
Aprenda as 4 regras do cuidado diário com os pés:
1. Calçado apropriado
Lembre-se que passamos a maior parte do dia usando sapatos. O calçado que andamos ao ar livre é tão importante quanto os sapatos que usamos em casa ou no trabalho.
Aliás, é no calçado de casa ou de trabalho que passamos mais tempo, pelo que vale a pena cuidar da sua qualidade. O sapato social feminino usados no dia a dia devem ser confortáveis e:
- Feito de materiais macios e naturais, arejados tanto no interior como no exterior,
- Eles não devem ser completamente planos, a sola sob o calcanhar deve ser mais grossa do que sob o antepé, o calcanhar deve ter 1,5 a 5 cm de altura,
- A sola deve ser larga e estável,
- Têm um dedo do pé levantado e uma frente larga para que os dedos do pé fiquem livres.
- sapatos
Lembre-se de lavar os pés regularmente e limpá-los bem , junto com os espaços entre os dedos. O espaço quente e úmido entre os dedos cria uma flora favorável à formação e desenvolvimento de fungos.
2. Relaxe e descanse
Não esqueçamos que nossos pés devem ter momentos de relaxamento e descanso dos sapatos durante o dia. Se possível, tire os sapatos e faça uma ginástica simples dos pés para estimular a circulação e dar um descanso aos pés.
3. Cosméticos diários
Ao lavar os pés todos os dias, é bom lixá-los com um ralador grosso (salto, sola e epiderme nos dedos). Depois, dependendo da pele, aplicamos cosméticos destinados ao cuidado em casa – cremes, loções ou espumas – de acordo com as preferências do paciente.
Pessoas com pele muito seca e calcanhares rachados devem lubrificar os pés pelo menos duas vezes ao dia (manhã e noite) com cosméticos para pele muito seca e rachada.
Por outro lado, as pessoas que lutam com a transpiração excessiva dos pés devem usar cosméticos e pós antitranspirantes leves. Vale a pena consultar um podólogo para escolher os cosméticos certos para os nossos pés. Também usaremos cosméticos diferentes no verão e outros no inverno.
Cuidado:
Em casa, não é recomendado o uso de ferramentas afiadas para cortar a epiderme, pois podemos facilmente levar à infecção.
4. Tratamentos nutricionais
Damos aos nossos pés um SPA em casa uma vez por semana – cerca de 40 minutos. Vamos mergulhar nossos pés em seu sal favorito ou ele fluirá por cerca de 10 a 15 minutos (assim vamos suavizar a epiderme). Em seguida, use um peeling para remover a superfície da pele morta.
Cuidado:
Lembre-se de não usar facas ou outras ferramentas afiadas para cortar a epiderme, pois podemos facilmente levar à infecção.
Em seguida, corte suavemente, tomando cuidado para não cortá-los muito curtos, pois podem danificar o rolamento. Em caso de problemas com o crescimento das unhas, é recomendável entrar em contato com um podólogo para consulta o mais rápido possível. Lembre-se que quanto antes reportarmos este problema a um especialista, o tratamento será mais rápido e indolor e, portanto, também mais barato.
Lixamos as unhas completamente, alisando suas bordas afiadas. As senhoras podem pintar as unhas com a cor preferida, lembrando-se de colocar primeiro uma base transparente, que evitará a descoloração das unhas ao usar vernizes coloridas. No final, senhoras e senhores, finalizam o SPA com um cosmético adequado para os pés.
Cuidar dos seus pés não precisa ser difícil ou demorado. Basta criar o hábito dos cuidados diários e lembre-se de visitar um podólogo regularmente , e não apenas quando há algum problema ou algo dói. Visitas regulares evitam o surgimento de problemas dolorosos.
Não existe uma resposta para todos, a frequência dos tratamentos de podologia depende do paciente. Cada paciente é individual e tem necessidades diferentes. Supõe-se que a podologia deva ser realizada regularmente uma vez por mês, mas depende principalmente dos problemas que o paciente tem que enfrentar e por vezes são necessárias visitas mais frequentes. Após…