7 ótimas maneiras de identificar seu público-alvo para um evento

Por que você precisa encontrar o público-alvo do seu evento? Você não pode simplesmente contar a todos sobre isso e esperar que a venda de ingressos comece?

É muito melhor identificar seu público-alvo exato para que você saiba para quem comercializar seu evento.

Você pode pensar que todo mundo vai se interessar pelo seu evento… e pode ser. No entanto, nem todo mundo provavelmente comprará um ingresso e comparecerá ao seu evento.

Pode haver algumas razões para isso:

  • As passagens são muito caras
  • O local é de difícil acesso
  • O horário do evento não se encaixa com sua programação

Não adianta gastar tempo e dinheiro divulgando seu evento para pessoas que não estarão presentes.

Ao identificar seu público-alvo, você pode se concentrar exatamente nas pessoas que deseja que participem do evento. Eles também serão os que provavelmente comprarão seus ingressos.

Continue lendo para saber como identificar seu público-alvo com seis dicas para ajudá-lo a começar.

Como identificar seu público-alvo

A chave para determinar seu público-alvo é saber o máximo possível sobre eles. Quanto mais informações detalhadas você puder obter sobre eles, mais fácil será divulgar seu evento.

Aqui estão algumas das características que são comuns no marketing de eventos :

  • Era
  • Sexo
  • Profissão
  • Estado civil
  • Nível de renda
  • Nível de educação
  • Localização geográfica
  • Origem étnica
  • Crenças religiosas
  • Passatempo
  • Conhecimento técnico

Vamos agora passar por algumas das maneiras de identificar rapidamente seu público-alvo.

1. Veja seus participantes anteriores

Se você já organizou um evento semelhante antes, já está vários passos à frente. Agora você pode dar uma olhada em seus participantes anteriores para entender seu público-alvo demograficamente.

O evento em si poderia ter sido bom, mas você simplesmente teve o público errado participando, por exemplo, se você convidou pessoas interessadas em marketing, não faz sentido misturar com um público interessado em aromaterapia. Use sua plataforma de venda de ingressos para ajudá-lo a pesquisar dados de participantes anteriores do evento.

2. Observe sua concorrência

Se você não tiver acesso às informações de participantes anteriores ou se não tiver participado de um evento antes, você pode simplesmente ver quem está participando de um evento semelhante ao seu.

Entre no modo de perseguidor completo e observe tudo o que eles fazem:

  • Como é o site deles?
  • Em que tom de voz eles escrevem?
  • Como eles comercializam nas mídias sociais (e quais plataformas)?
  • Que tipo de conteúdo eles usam (blogs, imagens, vídeo ou áudio)?
  • Que tipo de comentários e comprometimento eles recebem?

Anote tudo o que encontrar e dê uma olhada mais de perto. Agora você deve ter uma ideia muito melhor do tipo de público para o qual vai comercializar seu evento.

Pergunte aos colegas da indústria de eventos

Se você tiver a sorte de conhecer alguém que organizou eventos semelhantes aos seus, entre em contato.

Compre um café para eles e pergunte quem é seu público, onde encontrá-los e a que tipo de marketing eles respondem.

Claro, você não deve perguntar a alguém que está organizando um evento semelhante ao mesmo tempo que você. A competição amistosa é boa, mas é um exagero.

4. Envie uma pesquisa para sua lista de e-mail

Se você criou uma lista de e-mail, use-a para saber mais sobre as pessoas que se inscreveram e suas motivações.

Você pode criar uma pesquisa antes do evento e perguntar a eles sobre seus antecedentes, interesses e qualquer outra coisa que você acha que pode ajudá-lo a identificar melhor seu público-alvo.

Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer a eles:

  • O que te deixa feliz com este evento?
  • Quem você gostaria de ver fazer um discurso ou se apresentar?
  • Que tipo de comida ou bebida você estaria interessado?
  • Onde você se mantém atualizado para eventos?

5. Crie um perfil de persona participante

A persona de um comprador (às vezes chamada de avatar do cliente ) é uma ferramenta útil no marketing de eventos.

É essencialmente um exemplo do destinatário típico do evento. Você pode criar essa persona a partir das informações coletadas de participantes ou concorrentes anteriores.

Por exemplo, se você sabe que aproximadamente 70% das pessoas que participam do evento como o seu trabalham em finanças, sua persona de comprador trabalhará em finanças.

Se você sabe que seu tipo de evento normalmente é frequentado por homens de 30 a 50 anos, sua persona de comprador deve ser um homem de 40 anos trabalhando em finanças.

6. Descubra o que seu evento faz pelos participantes

É útil ir um pouco mais fundo para descobrir as razões exatas pelas quais os participantes ideais do seu evento estão interessados ​​no seu evento.

É tentador pensar que este ponto é simples. Afinal, as pessoas que fazem aulas de culinária não estão apenas interessadas em aprender a cozinhar?

Sim e não. Se você descobrir por que eles estão interessados ​​em sua aula de culinária, você será muito melhor em atrair os interesses deles… e levá-los a participar do seu evento.

Por exemplo, se a sua aula de culinária se concentrar na comida japonesa, ela pode atrair pessoas que viajaram para o Japão ou tiveram interesse ou vínculo com esse país.

Sua estratégia de marketing de eventos pode se concentrar em todas as coisas relacionadas ao Japão. Crie uma experiência, em vez de apenas dizer às pessoas para vir e aprender o verdadeiro significado de wasabi.

Quem você deve chamar?

Se você está organizando um evento assombrado, definitivamente deveria ligar para os Caça-Fantasmas. Mas, caso contrário, você terá uma ideia melhor de quem deseja convidar para o seu próximo evento.

Traga o seguinte:

  • Olhe para seus participantes anteriores
  • Analise o público de seus concorrentes
  • Pergunte a um amigo da indústria
  • Envie pesquisas para sua lista de e-mail
  • Crie uma persona participante
  • Descubra o verdadeiro motivo pelo qual eles estão participando de eventos

7. Personalize o ambiente de forma aconchegante

Se você está organizando um evento e estudou bem sua persona, não esqueça de personalizar o ambiente de um jeito agradável. Não opte só pelo óbvio como algumas mesas, cadeiras ou decoração condizente com o tema, vá além disso e conquiste a atenção do seus convidados.
Uma opção é deixar o ambiente leve, você pode realizar isso de diversas formas, um exemplo é através do difusor aromático, muito utilizado na aromaterapia para deixar o local aromatizado com os mais diversos cheiros dos óleos essenciais.

Por que você precisa encontrar o público-alvo do seu evento? Você não pode simplesmente contar a todos sobre isso e esperar que a venda de ingressos comece? É muito melhor identificar seu público-alvo exato para que você saiba para quem comercializar seu evento. Você pode pensar que todo mundo vai se interessar pelo seu evento……

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