Capital Social: você sabe o que é isso?

Capital Social: você sabe o que é isso?

O capital social é um patrimônio essencial para começar uma empresa e mantê-la funcionando. Na hora de abrir um negócio, seja com sócios ou de maneira individual como um MEI, você precisa determinar o valor que será investido.

Por isso, é fundamental entender o que é capital social e como definir esse montante, da mesma forma que você precisa aprender a emitir nota fiscal MEI, pagar impostos e outras obrigações do empresário. Então, continue a leitura e entenda a fundo esse conceito!

O que é capital social?

Capital social é o valor investido em uma empresa pelos sócios para garantir seu funcionamento e crescimento. Em outras palavras, é o patrimônio que está em nome da empresa, usado para financiar suas atividades.

O capital social pode ser composto por dinheiro e também por bens como carros, imóveis, estoque, matérias-primas, equipamentos, etc. Além disso, ainda existem bens imateriais que podem ser integrados ao capital do negócio, como marcas e patentes.

Todos esses ativos são investidos pelos sócios para que a empresa comece suas atividades e progrida no mercado. No momento da abertura da empresa, é definido um capital social que serve para custear o funcionamento até que o negócio comece a dar lucro — também chamado de capital inicial.

Esse dinheiro é usado para honrar os compromissos assumidos e também para compor o capital de giro, que é uma reserva financeira importante para as atividades empresariais. Daí em diante, o valor pode ser atualizado conforme os sócios decidem investir mais na organização.

Para que serve o capital social?

O capital social serve para financiar as atividades da empresa em diferentes momentos de sua existência.

Como vimos, assim que o negócio nasce, os sócios se comprometem a investir uma determinada quantia, que é usada para cobrir os primeiros custos e manter a empresa funcionando até que ela comece a faturar.

Depois de um tempo, a empresa atinge seu ponto de equilíbrio, que é quando as receitas e despesas se igualam — o negócio começa a “se pagar”. Então, a partir desse ponto, o negócio finalmente dá lucro, ou seja, o faturamento passa a ser superior aos custos.

Nesse meio tempo, os sócios podem investir mais bens para aumentar o patrimônio da empresa e também sua participação nos resultados. No caso de uma empresa individual como o MEI, somente o titular fica responsável por compor o capital social da empresa desde o início.

O que é capital social do MEI?

O capital social do MEI é o dinheiro e os bens que o microempreendedor individual investe no seu negócio. Quando você abre seu MEI, é necessário preencher um valor de capital social que indica o investimento inicial necessário para começar a empresa.

Qual capital social colocar no MEI?

O MEI pode começar uma empresa com um capital inicial a partir de R$ 1 — ou seja, não existe um valor mínimo ou máximo. Na hora de definir o seu, basta somar todos os investimentos que você fez para começar seu negócio.

Veja alguns exemplos de custos que devem ser contabilizados no capital social do MEI:

  • Investimento em estoque
  • Equipamentos de escritório como computadores e impressoras
  • Mobiliário como mesas, cadeiras, prateleiras, gôndolas, etc.
  • Softwares e sistemas digitais para a empresa
  • Materiais de escritório
  • Registro de marca
  • Veículos usados na empresa.

Ao somar esses investimentos, você terá o valor do capital social do MEI.

Posso alterar o capital social do MEI?

Sim, você pode alterar o capital social do MEI a qualquer momento em um procedimento simples, feito pela internet. Siga os passos abaixo:

  • Acesse o Portal do Empreendedor
  • Escolha a opção “Já sou MEI”
  • Selecione Alteração Cadastral
  • Faça login com a sua conta gov.br. Caso ainda não tenha a assinatura digital do governo, crie uma com seu CPF
  • Preencha o novo valor de capital social
  • Emita seu CCMEI atualizado.

Agora você já sabe o que é capital social e como administrar isso na sua MEI!

O capital social é um patrimônio essencial para começar uma empresa e mantê-la funcionando. Na hora de abrir um negócio, seja com sócios ou de maneira individual como um MEI, você precisa determinar o valor que será investido. Por isso, é fundamental entender o que é capital social e como definir esse montante, da mesma…