Qual a função de um adjuvante?

Os adjuvantes têm crescido em popularidade dentro do meio agro! Afinal, com promessas no aumento de eficiência e redução do uso de produtos em até cinquenta por cento, eles parecem ser grandes aliados de quem trabalha com a agricultura.

Para te ajudar a entender melhor o adjuvante, vejamos juntos se esse tipo de produto é capaz de cumprir o que alega, o que ele é e se o seu uso dentro das plantações de fato é algo que vale a pena. Confira!

O que são adjuvantes?

Por definição, o adjuvante é uma classe de substâncias que amplificam as capacidades originais de um produto. Essa capacidade pode ser sua própria eficiência, o sabor, o odor, a cor, e assim por diante. Além de amplificar, o adjuvante também pode ser usado para alterar certas propriedades do produto com o qual ele foi misturado.

No caso do adjuvante agrícola, é um tipo de produto usado para melhorar a absorção e a aplicação de uma determinada fórmula. Assim, faz com que o produto possa agir de maneira mais eficiente.

Qual a função de um adjuvante?

Os adjuvantes podem ser usados de duas maneiras: a primeira é como ferramenta para melhorar a capacidade de absorção de nutrientes e afins pelas plantas, o que melhora a nutrição foliar e a saúde da planta de modo geral.

Outro uso é melhorar a capacidade de funcionamento dos herbicidas, fungicidas, inseticidas e afins, o que faz com que o número de pragas nas plantações diminua e por consequência as plantas não sejam prejudicadas.

Benefícios dos adjuvantes

É importante lembrar que existem diversos tipos de adjuvante, portanto, existem diferentes tipos de benefícios para a plantação de acordo com o tipo de adjuvante que você estiver a utilizar. Porém, de modo geral, podemos mencionar:

  • Maiores aderência do produto, o que aumenta a absorção dele pelas plantas;
  • Maior nutrição foliar por parte das plantas;
  • Limpeza das folhas e afins, o que diminui a chance de doenças surgirem;
  • Maior espalhamento pela plantação da substância usada;
  • Redução da quantidade de produto usado nas lavouras.

E esses são apenas alguns dos benefícios que o uso de um adjuvante pode trazer. Muitos outros também podem ser obtidos, de acordo com o tipo de adjuvante que se está a utilizar naquele momento.

Como funciona o adjuvante?

Assim como os benefícios, o funcionamento do adjuvante também varia. Por exemplo, o adjuvante à base de óleo geralmente é usado para melhorar a absorção de herbicidas, e funciona por meio da dissolução das gorduras que compõem a cutícula e membrana celulares, o que melhora a absorção do produto.

Já a uréia, que também é usada para melhorar a absorção de herbicidas, quebra as ligações entre as células. Outros tipos de adjuvante, conforme o objetivo e a substância usada, funcionam de modo diferente.

Como aplicar adjuvantes?

Normalmente o adjuvante é misturado à substância cujas capacidades se deseja modificar ou ampliar, e depois é feita a aplicação da substância na plantação da mesma forma com que se faz normalmente.

Na dúvida, sempre consulte a embalagem do produto e siga as instruções. Além disso, tenha certeza do que está a fazer, e se tiver dúvidas sobre o uso de algum produto, consulte um profissional.

O adjuvante é uma substância que embora não seja mágica, pode fazer verdadeiros milagres na sua plantação quando usada adequadamente. E, para adquirir o que há de melhor em adjuvantes, acesse sempre a loja da Rigrantec, que está preparada para atender todas as suas necessidades!

Os adjuvantes têm crescido em popularidade dentro do meio agro! Afinal, com promessas no aumento de eficiência e redução do uso de produtos em até cinquenta por cento, eles parecem ser grandes aliados de quem trabalha com a agricultura. Para te ajudar a entender melhor o adjuvante, vejamos juntos se esse tipo de produto é…