O que é DPOC em cavalos?

Os animais precisam de cuidado e atenção, por exemplo, será que cachorro pode comer pera? É importante que os donos de animais façam esse tipo de pergunta, para garantir a melhor condição de vida para seus animais. 

Diante disso, o pulmão de cavalo é algo que deve ser observado o tempo todo, já que grande parte das doenças em cavalos são causadas por problemas respiratórios. E, um dos problemas respiratórios em pulmão de cavalo é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica ou DPOC, que pode causar danos irreversíveis ao animal.

O que é DPOC em cavalos?

A doença Pulmonar Obstrutiva Crônica ou DPOC pode ser chamada também de “asma de cavalos”. Ela causa problemas graves relacionados à respiração do animal, como a inflamação das vias respiratórias. Esse problema atinge frequentemente cavalos adultos e pode ser causado por diversos fatores.

Por ser um problema sério que atinge o pulmão de cavalo, é importante que o animal receba um acompanhamento médico especializado na área, que irá prescrever medicamentos e cuidados para o animal melhorar. Ainda, é possível tratar com os manipulados da DrogaVET, prescritos por um veterinário.

 Sintomas da DPOC em cavalos

Na maioria dos casos, o problema é causado pelo estreitamento das vias respiratórias, que é causado pela inflamação. Esse estreitamento impede que o animal respire normalmente e isso pode causar diversos problemas e sintomas que devem ser observados.

Os sintomas de DPOC e problemas no Pulmão de cavalo geralmente são: tosse, hipertrofia muscular, dificuldade para respirar, pouca energia, secreção nasal, perda de peso e  aumento da frequência respiratória.

O que causa a DPOC em cavalos?

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é um problema respiratório e pode ser causada por diversos fatores, desde condições genéticas, climáticas e até mesmo má condição do local em que o animal é exposto. 

Entre as principais causas da DPOC, estão a presença de poeira, fungos e ácaros no ambiente onde o animal é exposto, causados por estábulos mal ventilados. Infecções também podem causar o estreitamento das vias respiratórias, dificultando a respiração do animal. Além disso, alguns cavalos nascem com condições genéticas propensas ao surgimento do problema.

Como diagnosticar DPOC em cavalos?

Para saber qual o tratamento necessário para o animal, é necessário que o dono esteja atento a condição de saúde do animal e mudanças de comportamento; fazendo isso, ele conseguirá identificar rapidamente os sintomas do problema. 

O diagnóstico é feito por um veterinário, que cruza as informações, sintomas e resultados de exames para chegar a identificação do problema. Geralmente, o veterinário irá recomendar exames como endoscopia respiratória, radiografia, teste pulmonar, alérgicos e até mesmo exames sanguíneos.

Como tratar DPOC em cavalos?

O veterinário irá indicar alguns remédios, no intuito de aliviar os sintomas, como broncodilatadores, um medicamento que ajuda a reduzir a inflamação em casos mais graves. Além disso, o profissional irá utilizar nebulizadores, tratando diretamente as vias respiratórias do animal.

Os donos também podem auxiliar no tratamento, melhorando o ambiente no qual o animal vive. É necessário que o ambiente seja bem ventilado e com pouca poeira. A palha do animal deve ser colocada em locais secos e bem ventilados, para impedir o surgimento de ácaros ou mofo. 

Um cachorro pode comer pera? É importante saber qual alimento cada animal pode consumir, por isso, procure saber quais são os alimentos certos para o seu animal, no caso do cavalo, o ideal é alimentá-lo com produtos de boa qualidade, como rações nutritivas, com bastante fibra.

Como prevenir a DPOC?

A melhor forma de prevenir a DPOC em cavalos é melhorar a qualidade do ambiente em que o animal vive, já que a doença é causada principalmente pela exposição a poeira, ácaros e fungos. Por isso, mantenha o estábulo do animal sempre limpo e controlado.

Ainda, o dono de um cachorro talvez se pergunte se um cachorro pode comer pera, da mesma forma, é importante que os donos de cavalos se preocupem com a alimentação do seu equino. Com isso, eles devem sempre formas de melhorar a condição de vida do animal, garantindo assim que problemas como a DPOC sejam evitados. 

Portanto, sempre fique atento aos cuidados do seu cavalo, o DPOC é uma doença pulmonar séria que pode causar muitos danos ao animal. Garanta sempre que ele esteja em um ambiente adequado, com boa alimentação e medicado, esses cuidados são essenciais para manter a boa saúde de um cavalo.

Os animais precisam de cuidado e atenção, por exemplo, será que cachorro pode comer pera? É importante que os donos de animais façam esse tipo de pergunta, para garantir a melhor condição de vida para seus animais.  Diante disso, o pulmão de cavalo é algo que deve ser observado o tempo todo, já que grande…