
Como Evitar que Meu Gato Arranhe os Móveis da Sala: Soluções da DrogaVET para Proteger Sua Casa

A Drogavet possui soluções para diversos problemas relacionados à saúde e comportamento animal, entre eles os arranhões nos móveis da sala, que causam estresse aos tutores de felinos.
Afinal, arranhar é uma característica intrínseca aos gatos, mas que pode causar a destruição de móveis. Para isso, é necessário aprender a direcionar a atenção do gato para os objetos certos, como arranhadores.
Por que meu gato arranha os móveis da sala?
Os gatos arranham os móveis da sala para aliviar o estresse, e também para marcar território. Em suas patas há um odor característico, que “avisa” os outros gatos da sua presença na casa. Dessa forma, arranhar os móveis é também uma forma de socialização entre os gatos que vivem no mesmo ambiente.
O ato de arranhar o sofá, por exemplo, tem efeito antiestresse nos felinos por conta do alongamento que é feito, que os ajuda a relaxar. Portanto, evitar os arranhões é praticamente impossível. O que se deve fazer é direcionar esse instinto para outros objetos.
Como proteger os móveis da sala dos arranhões do gato?
Os móveis da sala podem ser protegidos dos arranhões com protetores adequados, papel alumínio ou fita dupla face. Há também a opção de borrifar um perfume cítrico no móvel, pois esse odor é desagradável para os gatos.
Além de proteger os móveis, o felino também pode ser desencorajado a arranhá-los por ter opções mais adequadas, como um arranhador. O protetor de sofá com tecido arranhador é uma excelente opção para proteger o móvel e ainda assim, proporcionar um local onde o gato possa arranhar à vontade.
Como ensinar o gato a usar o arranhador?
Para ensinar o gato a usar o arranhador, é importante estimulá-lo a deixar o seu odor no objeto, pois é isso que fará ele voltar. Ao invés de “forçá-lo” a usar o arranhador, tente chamar a sua atenção dessas formas:
- Coloque brinquedos ou petiscos que ele gosta perto do arranhador;
- Borrife catnip, essa erva atrai os felinos e desperta os seus instintos;
- Posicione o arranhador em um local visível, mas que não seja muito movimentado.
Coloque o arranhador próximo aos móveis que ele costuma arranhar, para chamar a sua atenção. Lembre-se que, apesar de muitos gatos demonstrarem interesse por objetos novos rapidamente, outros podem estranhar ou até mesmo não gostar. Nesse caso, ensinar o gato a usar o arranhador pode exigir paciência.
Quais os melhores tipos de arranhadores para gatos?
Os melhores tipos de arranhadores para gatos são os modelos grandes, de base fixa. Porém, deve-se respeitar as preferências do felino. Existem arranhadores verticais e horizontais, então antes de comprar, observe o sentido dos arranhões nos móveis.
Também pode ser necessário testar diferentes tipos de materiais, até encontrar o que o seu gato mais se adapta. Os materiais mais comuns são papelão, sisal e chenille. A adaptação ao uso do arranhador pode ser trabalhosa, mas é uma das melhores formas de evitar arranhões nos móveis da sala.
Drogavet
A DrogaVET é a maior rede de farmácias de manipulação veterinária do país, que oferece soluções personalizadas para um tratamento de qualidade. Entre elas, destacam-se os florais de bach, essências naturais e sem efeitos colaterais que podem ser usados para aliviar o estresse dos felinos, um dos motivos por trás dos arranhões em móveis. Entre em contato para descobrir a melhor opção para o seu gato!
Os arranhões são parte do instinto felino, mas podem piorar em situações de estresse, como presença de crianças e mudança repentina de ambiente. Encontre a solução mais adequada para o seu caso na DrogaVET!
Espero que o conteúdo sobre Como Evitar que Meu Gato Arranhe os Móveis da Sala: Soluções da DrogaVET para Proteger Sua Casa tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Natureza e Pet
Conteúdo exclusivo