Benefícios da luteína e como tomar
Quando se fala em saúde ocular, devemos sempre levar em consideração que muitas das dificuldades e doenças dos olhos são consideradas silenciosas, por isso os benefícios luteína são importantes nesses casos. Adotar cuidados oftalmológicos desde cedo, e aumentá-los gradativamente, faz-se crucial.
Apesar de não ser uma substância já produzida pelo nosso corpo (como a melatonina, por exemplo), a ação da luteína no globo ocular se dá na proteção contra os raios ultravioleta e os diversos prejuízos que ele nos traz. A principal forma de ingerir a luteína é a partir do consumo de alimentos verdes.
O que é a luteína?
A luteína se trata de um carotenoide, ou seja, um pigmento encontrado por meios vegetais, tais como folhas, flores, sementes, raízes e frutas. O pigmento da luteína, especificamente, é um amarelo alaranjado, apesar de esta ser encontrada em alimentos verdes.
Como é um antioxidante natural, a luteína atua diretamente nas nossas células, protegendo-as contra os radicais livres, uma espécie de “sujeira” resultante da transformação dos nutrientes dos alimentos em energia. Eles são constantemente produzidos pelo nosso organismo.
Para que serve a luteína?
Além da sua atuação na saúde ocular, os benefícios luteína incluem a estética, uma vez que retardam o aparecimento das tão indesejadas rugas e a subestimada flacidez da pele; problemas que têm como uma das principais causas os radicais livres já mencionados.
A mesma proteção contra os raios ultravioleta na região dos olhos funciona também na proteção do envelhecimento da pele ocasionada igualmente por eles. Apesar de todas essas vantagens, o seu principal trunfo ainda é a saúde ocular.
Benefícios da luteína
Os mais importantes benefícios luteína são a prevenção e tratamento de doenças como catarata, glaucoma, conjuntivite ou simplesmente danos na retina, provocados por causas diversas.
Em outras palavras, a luteína possui uma benesse para a saúde ocular como um todo, uma vez que também reduz o desconforto causado nos olhos pelo uso excessivo de tablets e celulares; e melhora a nitidez da visão (exatamente por atuar na mácula, região da central retina).
Além de todos os benefícios oculares e para a pele, a ação antioxidante da luteína também nos auxilia em relação a outros elevadíssimos riscos, tais como a diminuição do colesterol alto, a prevenção de surgimentos de câncer, e a manutenção constante da memória e de nossas capacidades cognitivas.
Quais alimentos contêm luteína?
A substância é encontrada em alimentos normalmente verdes, tais como a couve, o espinafre, alho-poró, manjericão, alface, salsa, aspargo, feijão verde e brócolis. Também é encontrada em outros, como a cenoura, o milho, o pistache, e o ovo (mais especificamente na gema).
A forma de preparo desses alimentos, é claro, varia. Alguns são consumidos de forma crua, como o pistache, o manjericão, a alface e a salsa, outros são cozidos, como o aspargo, a couve, o feijão, o milho e o ovo. Alguns, como a cenoura e o espinafre, podem ser tanto ingeridos crus quanto cozidos.
Como tomar suplemento de luteína?
Em casos de má alimentação ou da necessidade do consumo mais concentrado da luteína, o seu médico poderá recomendar a suplementação da mesma, que você encontrará na Nature Center. A forma correta de tomar cada cápsula é junto da refeição, e a dose diária deve variar entre 10 mg e 20 mg, a depender da necessidade e do recomendado pelo médico.
É sempre de suma importância ressaltar que a dosagem varia conforme o caso a ser tratado e o estágio da dificuldade encontrada. Consulte sempre um médico para auxiliar no que for melhor para você.
Onde comprar suplemento de luteína?
Caso você esteja buscando a suplementação de luteína visando algum dos inúmeros benefícios citados aqui, o site oficial da Nature Center oferece este e outros tantos suplementos. Se for a sua primeira compra, você ganha 10% de desconto.
Para conferir os suplementos disponíveis e encontrar o da tão almejada luteína, acesse o site oficial da Nature Center. Encontre esse e muitos outros suplementos valiosos que irão ajudar na manutenção diária da sua saúde.
Quando se fala em saúde ocular, devemos sempre levar em consideração que muitas das dificuldades e doenças dos olhos são consideradas silenciosas, por isso os benefícios luteína são importantes nesses casos. Adotar cuidados oftalmológicos desde cedo, e aumentá-los gradativamente, faz-se crucial. Apesar de não ser uma substância já produzida pelo nosso corpo (como a melatonina,…